BAHIA: PREFEITO É CONDUZIDO PELA PF ACUSADO DE DESVIAR VERBA PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHE

O prefeito de Itabela (sul da Bahia), Osvaldo Gomes Caribé, foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal na Operação Harpócrates, que visa desarticular uma organização criminosa responsável por desviar recursos públicos repassados ao município entre 2010 e 2012, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Também foram cumpridos seis mandados de condução coercitiva e oito mandados de busca e apreensão em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal de Eunápolis, visam obter provas materiais dos ilícitos praticados e foram executadas nas residências dos investigados – políticos, servidores públicos e empresários – e também na sede de duas empresas utilizadas no esquema criminoso.
A PF não informou quem foi conduzido em Salvador. De acordo com o delegado Carlos Cristiano Tenório Urubá, as empresas Aliança Pinturas e Reformas Ltda e STC Santana Construções Ltda estavam envolvidas no esquema que teria desviado em torno de R$ 1 milhão do Fundeb – verba que seria usada na construção de uma creche-escola em Itabela.
O nome da operação, Harpócrates, faz alusão ao deus grego protetor das crianças. O caso de Itabela é mais um entre os episódios de improbidade administrativa na educação pública na Bahia. No ano passado, os prefeitos de Riacho de Santana (Tito Eugênio) e de Jequié (Tânia Britto) foram punidos sob suspeitas de fraude em licitações e contratação irregular. Em Jacobina, a prefeitura teve os recursos bloqueados pelo Ministério Público Federal; a medida cautelar tinha o objetivo de impedir que recursos destinados à educação básica fossem empregados em outros fins.
Também foi notório o caso do empresário Kells Belarmino Mendes, preso no ano passado por um esquema de fraudes de licitações em 25 municípios baianos. A Operação Águia de Haia, também da PF, apurou desvios de R$ 57 milhões do FUNDEB, programa do Governo Federal voltado para o desenvolvimento da educação básica.
Entre as cidades listadas estão, Salvador, Camaçari (no distrito de Guarajuba), São Domingos, Ruy Barbosa, Água Fria, Capela do Alto Alegre, Mairi, Feira de Santana, Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Camamu, Una e Ibirapitanga.

Fonte: Bahia 247
Foto Reprodução
Da Redação, 27/04/2017

Postagens relacionadas

Região 5011644659046341501

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Diamantina FM

Visualizações de página

Parceiros













Mais acessadas

Seguidores

item